Karuna é uma palavra em sânscrito que significa "acção para diminuir o sofrimento dos outros" ou "acção compassiva". Karuna é usado no âmbito do amor incondicional, pois, assim como queremos curar as nossas próprias feridas, também desejamos que os outros se curem.
Os budistas afirmam que o Karuna deve ser acompanhado de prajna, ou sabedoria, para garantir que a intenção leve ao efeito desejado.
Cada vez mais pessoas despertam para a consciência de que, embora sejamos indivíduos, fazemos parte do Universo. Cada pensamento, palavra e acção que realizamos afecta o Universo e somos responsáveis por isso. Assim, ao praticarmos acções que elevam o nosso padrão vibratório e promovem a nossa cura, contribuímos para a elevação do padrão vibratório e para a cura do Universo e de todos os seres que nele existem – mesmo que não tenhamos consciência disso. Quando contribuímos directa e conscientemente para que a cura se manifeste no Universo e nos seres que nele habitam, essa acção é chamada de seva (um serviço amoroso, compassivo e desinteressado oferecido a Deus).
KARUNA E CURA RECONECTIVA
A Cura Reconectiva não se trata de diagnosticar ou tratar, mas sim de interagir com a Frequência de Cura Reconectiva, trazendo curas que muitas vezes são instantâneas e duradouras.
Karuna é a motivação de todos os seres iluminados para curar o nosso planeta. Estes seres enviam-nos continuamente quantidades ilimitadas de energia de cura, embora nem sempre estejamos receptivos a essa energia. Ao desenvolver o Karuna dentro de nós, não apenas ajudamos outras pessoas, mas também nos tornamos mais receptivos ao Karuna enviado por esses seres. Além disso, o nosso próprio processo de cura acelera. Karuna dá-nos a oportunidade de trabalharmos mais de perto com todos os seres iluminados, quer estejam no plano físico, quer não. Muitas pessoas consideram este sistema mais eficaz do que o Reiki Usui, pois a energia é mais perceptível e ajuda-nos a ficar mais enraizados.
O QUE DISTINGUE KARUNA DE REIKI?
Nos anos 80, o Mestre William Rand quis introduzir o conceito de compaixão na prática terapêutica que realizava. O seu sistema de Reiki era o Tibetano e, naturalmente, fez emergir esses conceitos em um novo método, inspirado nas práticas tibetanas e indianas – o Karuna.
Karuna significa compaixão e é um método terapêutico natural, sem manipulação física, que utiliza os conceitos de energia, assim como o Reiki. No entanto, existem diferenças entre os dois métodos.